Olá pessoal. Como passaram esses
dias?
Como haviamos feito uma postagem
sobre o ábaco propomos também colocar uma atividade para utilizar o mesmo em
sala de aula. Aí vai.
Atividade com o Ábaco
Conteúdo: As Quatro Operações com o Ábaco
Público
Alvo:
5º ano/10 anos
Objetivo
- Aprender alguns cálculos utilizando as quatro operações fundamentais;
- Compreender o sistema de numeração decimal;
- Aprender o valor posicional dos números.
Materiais:
- Palitos de churrasco;
- Tampinhas de refrigerante;
- Barra de sabão.
Desenvolvimento: Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o
ábaco?
Já
ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A
partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as
seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua
importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em
seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
1) Passo: Os alunos fincaram os palitos
de churrasco na barra de sabão;
2) Passo: colocaram algumas tampinhas
(previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto.
Conseqüentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas,
centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os
cálculos, como podemos ver logo abaixo:
Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000
unidades, assim sucessivamente.
Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no
ábaco como podemos ver logo abaixo, com o objetivo de que eles pudessem compreender
e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer
os cálculos.
Ex:
253, 74, 8, 10, 1025, 34, 3221, etc.
Em seguida introduzimos as quatro operações fundamentais, resolvendo
alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos os processos de
adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. Para cada operação iniciamos
com exemplos para que os estudantes pudessem ver como ocorreu todo o processo,
passando outros a fim de que eles exercitassem e comprovassem que compreenderam
o que explicamos. Esses exemplos demonstrações mostraram como os nossos
antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema
de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes
para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.
Espero que esta postagem tenha sido util a vocês e até a próxima pessoa!
Bom dia. Acabei de comprar um ábaco igual ao desta foto. Comprei em uma papelaria e não veio com Manual de Instruções. Apesar de ter 58 anos hoje não sei como operá-lo.
ResponderExcluir