quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atividade com o Ábaco

Olá pessoal. Como passaram esses dias?
Como haviamos feito uma postagem sobre o ábaco propomos também colocar uma atividade para utilizar o mesmo em sala de aula. Aí vai.


Atividade com o Ábaco




Conteúdo: As Quatro Operações com o Ábaco

Público Alvo: 5º ano/10 anos
Objetivo
  • Aprender alguns cálculos utilizando as quatro operações fundamentais;
  • Compreender o sistema de numeração decimal;
  •  Aprender o valor posicional dos números.
 Materiais:
  • Palitos de churrasco;
  • Tampinhas de refrigerante;
  • Barra de sabão.
Desenvolvimento: Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco?
Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
1)      Passo: Os alunos fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;
2)      Passo: colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto. Conseqüentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
Ex:      10 unidades equivalem a 1 dezena;
10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.
   Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como podemos ver logo abaixo, com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.
Ex: 253, 74, 8, 10, 1025, 34, 3221, etc.
    Em seguida introduzimos as quatro operações fundamentais, resolvendo alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos os processos de adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. Para cada operação iniciamos com exemplos para que os estudantes pudessem ver como ocorreu todo o processo, passando outros a fim de que eles exercitassem e comprovassem que compreenderam o que explicamos. Esses exemplos demonstrações mostraram como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.


Espero que esta postagem tenha sido util a vocês e até a próxima pessoa!

Um comentário:

  1. Bom dia. Acabei de comprar um ábaco igual ao desta foto. Comprei em uma papelaria e não veio com Manual de Instruções. Apesar de ter 58 anos hoje não sei como operá-lo.

    ResponderExcluir