quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Olá pessoal. Como passaram esse LONGO TEMPO? Estivemos fora pois estavamos com a agenta muito cheia e o blog quase morreu de fome tadinho. E hoje vamos falr sobre um assunto muito importante da matemática que seria possibiliddes de intervenções ao ajudar no processo de aprendizagemda criança que está construindo o conceito de número.


As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.





A linguagem da matemática surgiu para facilitar à comunicação dos conhecimentos entre as pessoas, e mesmo sem termos consciência ela está presente nas práticas mais comuns do dia a dia. No âmbito da educação de acordo com George Ibrant, é comum a opinião de que as crianças devem aprender a contar e escrever para depois serem apresentadas as operações matemáticas.
            Antes de entrarmos em discussão sobre o processo de aprendizagem e a intervenção do professor, devemos ressaltar a importância do aluno ter o conhecimento da história e origem da matemática, para não ser aplicada de forma aleatória, para ter consciência da integração da matéria com o cotidiano, sendo vista como algo natural, para se envolver sem medo dos códigos, símbolos a serem aprendidos de forma gradual perante aos anos escolares e das situações problemas da vida.
            A criança ao chegar à escola já traz consigo conhecimentos, e mesmo sem perceber já faz uso das operações matemáticas, quando, por exemplo, divide seus brinquedos com os amigos ou os guardam de forma organizada, os separando por classificação ou seriação nas caixas.
As crianças já conseguem resolver situações e problemas mentalmente, a escola e o professor é quem deve perceber e reconhecer para fazer uso e colaborar no processo de ensino.
Hoje os estudos da matemática passam por um processo de revisão, onde se valoriza a psicologia cognitiva, se objetiva a aprendizagem significativa e utopicamente deve se trabalhar de forma mais democrática, contemporânea acompanhando a sociedade atual.
O que percebemos é que o professor também esta em processo de revisão e por isso precisa repensar em suas práticas, começando por conhecer o seu grupo, os conceitos fundamentais da matemática, saber escolher de forma adequada e coerente os conteúdos, estudar o perfil dos alunos, valorizar as suas individualidades e os conhecimentos prévios , tanto quanto as características econômicas, sociais, psicológicas para assim planejar a rotina das aulas e  utilizar de diversas linguagens para transmitir conscientemente o conteúdo.
Convencionalmente na matemática não se valoriza os cálculos mentais, as crianças aprendem através das técnicas repassadas pelo professor. O conteúdo deve ser elaborado a partir de situações que os próprios possam ajudar, como em um problema: o enunciado pode ser elaborado pelos próprios alunos. Assim o professor estimula a confiança, segurança, autonomia, desenvolve raciocínio, juntamente com a compreensão dos sistemas operacionais, etc.
O professor deve estar atento as dificuldades dos alunos sempre observando com um olhar crítico, para que o ensino da matemática seja eficaz, de qualidade, evitando o modismo, o continuísmo e não focar apenas na quantidade e sim na qualidade e nas experiências desse novo “mundo’. Também é relevante construir ambientes que estimulem, ter definido os objetivos, os resultados esperados de forma individual, para fazer a intervenção no momento adequado, estimulando, valorizando  o pensar, e não exigindo as respostas simplesmente sem compreender o processo que se deu ao chegar ao resultado. Deve propor atividades lúdicas, utilizar de recursos variados, como o material dourado, de forma mais concreta, com jogos, montagens, ditados, trocas, tabelas, etc principalmente nos anos iniciais onde o “pegar”, “ver” é fundamental.
Os alunos não devem receber prontos os conhecimentos, o professor deve estimular a reflexão, exigir participação, cálculos mentais, para os alunos terem o domínio das técnicas e aplicarem na escola, nos exercícios e na vida. Afinal é necessário compreender para aprender!

Esperamos que tenham gostado da postagem e até a próxima pessoal.

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