Olá Pessoal, estamos aqui de volta neste blog para falarmos sobre um conteúdo que vem sendo revisto pelos matemáticos que são "Os 7 Processos Mentais da Matemática".
1-
Correspondência:
A principio a correspondência é o ato de estabelecer a relação “um a um”.
Posteriormente ela será exigida em situações mais elaboradas.
Exemplos:
· “Um prato para cada pessoa.”
· “Cada pé com seu sapato.”
· “A cada aluno uma carteira.”
A principio a correspondência é o ato de estabelecer a relação “um a um”.
Posteriormente ela será exigida em situações mais elaboradas.
Exemplos:
· “Um prato para cada pessoa.”
· “Cada pé com seu sapato.”
· “A cada aluno uma carteira.”
Atividade:
Faça
a correspondência dos desenhos.
Material: Conjunto de figuras dos sentidos do corpo humano e ao lado a escrita com os
sentidos das mesmas.
Atividade: A criança deve observar as figuras e fazer a correspondência, de acordo com
o que está escrito.
Objetivo: facilitar a correspondência entre sentidos do corpo e a parte que o representa.
2- Comparação
Estabelece diferenças ou semelhanças. A principio em questões mais simples e
depois usando questões mais elaboradas.
Exemplos:
· “Está bola é maior que aquela.”
· “Moro mais longe que ela.”
· “Quais destas figuras são retangulares?”
Atividade:
Ligue
os Pontos
Material: Conjunto de figuras de animais, maiores e menores.
Atividade: A criança deve observar as figuras semelhantes e ligar os pontos.
Objetivo: Diferenciar os tamanhos e observar a figura semelhante, apenas com
diferentes tamanhos.
3- Classificação
É quando se separa em categorias de acordo com semelhança ou diferenças.
Exemplos:
· “Na escola a distribuição dos alunos é por séries.”
· “Arrumação de mochila ou gaveta.”
· “Dadas varias peças triangulares, e quadriláteras, separa-las conforme o total de
lados que possuem.”
Atividade: A criança deve observar as figuras semelhantes e ligar os pontos.
Objetivo: Diferenciar os tamanhos e observar a figura semelhante, apenas com
diferentes tamanhos.
3- Classificação
É quando se separa em categorias de acordo com semelhança ou diferenças.
Exemplos:
· “Na escola a distribuição dos alunos é por séries.”
· “Arrumação de mochila ou gaveta.”
· “Dadas varias peças triangulares, e quadriláteras, separa-las conforme o total de
lados que possuem.”
Atividade:
Selecionando
Recicláveis
Material: Sucatas de produtos de limpeza, de higiene pessoal e de
cozinha.
Atividade: Oferecer as sucatas aos alunos para que brinquem por algum tempo, essa
brincadeira facilitará para que eles criem uma relação entre os objetos. Então, peça às
crianças para que separem as sucatas. Com os objetos já separados, solicite que os
alunos expliquem suas razões pelas quais as sucatas foram separadas de tal forma.
Sugestão: Essa atividade pode ser realizada com Blocos Lógicos, onde as crianças
podem separar os objetos por forma geométrica, cor, tamanho ou espessura.
4- Sequenciação
É o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre
eles.
Exemplos:
· “Chegada dos alunos à escola.”
· “Entrada dos jogadores de futebol em campo.”
· “Compra em supermercado.”
Atividade: Oferecer as sucatas aos alunos para que brinquem por algum tempo, essa
brincadeira facilitará para que eles criem uma relação entre os objetos. Então, peça às
crianças para que separem as sucatas. Com os objetos já separados, solicite que os
alunos expliquem suas razões pelas quais as sucatas foram separadas de tal forma.
Sugestão: Essa atividade pode ser realizada com Blocos Lógicos, onde as crianças
podem separar os objetos por forma geométrica, cor, tamanho ou espessura.
4- Sequenciação
É o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre
eles.
Exemplos:
· “Chegada dos alunos à escola.”
· “Entrada dos jogadores de futebol em campo.”
· “Compra em supermercado.”
Atividade:
Faça uma
sequenciação de cores.
Material: diversas tampas de garrafas pet de cores diferentes. Ex:
amarelo, vermelho,
verde e azul.
Aplicação: A professora trará uma sacola cheia de tampinhas de garrafas pet misturada
numa sacola grande que espalhará em uma mesa, a sala se dividirá em 04 grupos onde
cada equipe corresponde a uma cor de tampinhas, um representante do grupo terá que
pegar as tampinhas de seu grupo até que todas acabem. No término da atividade a
professora irá conferir com os alunos para ver se a equipe coletou as tampinhas de
acordo com sua cor.
5- Seriação
É o ato de ordenar uma sequencia segundo um critério.
Exemplos:
· “Lista de chamada de alunos.”
· “Fila de alunos, do mais baixo ao mais alto.”
· “Calendário.”
verde e azul.
Aplicação: A professora trará uma sacola cheia de tampinhas de garrafas pet misturada
numa sacola grande que espalhará em uma mesa, a sala se dividirá em 04 grupos onde
cada equipe corresponde a uma cor de tampinhas, um representante do grupo terá que
pegar as tampinhas de seu grupo até que todas acabem. No término da atividade a
professora irá conferir com os alunos para ver se a equipe coletou as tampinhas de
acordo com sua cor.
5- Seriação
É o ato de ordenar uma sequencia segundo um critério.
Exemplos:
· “Lista de chamada de alunos.”
· “Fila de alunos, do mais baixo ao mais alto.”
· “Calendário.”
Atividade:
Cada um tem seu
tamanho!
Material: Garrafas pet em diversas formas e tamanhos.
Atividade: Apresentar os objetos aos alunos, permitindo que os manipulem. Após esse
contato, divida a classe em grupos e distribua algumas garrafas a cada um deles. Solicite
que cada grupo organize os objetos por tamanho, em ordem crescente.
6- Inclusão:
É o ato de fazer abranger um conjunto por outro.
Exemplos:
· “Incluir as ideias de varredor, professor e porteiro em trabalhadores.”
· “Incluir as ideias de losangos, retângulos e trapézios em quadriláteros;”
· “Incluir as ideias de meninos e meninas, em crianças.”
Atividade: Apresentar os objetos aos alunos, permitindo que os manipulem. Após esse
contato, divida a classe em grupos e distribua algumas garrafas a cada um deles. Solicite
que cada grupo organize os objetos por tamanho, em ordem crescente.
6- Inclusão:
É o ato de fazer abranger um conjunto por outro.
Exemplos:
· “Incluir as ideias de varredor, professor e porteiro em trabalhadores.”
· “Incluir as ideias de losangos, retângulos e trapézios em quadriláteros;”
· “Incluir as ideias de meninos e meninas, em crianças.”
Atividade:
Jogo do 1 ou 2
Material: Dado com apenas os números 1 e 2, ou fichas em uma sacola
(números 1 e 2).
Aplicação: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira uma ficha. O jogador lê o
número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex.: nariz, boca,
cabeça, etc) ou duplas (olhos, orelhas, braços, etc). Não pode repetir o que o outro já
disse. Caso não lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.
Atividade: O professor pode ampliar para atividades de conjuntos ou subconjuntos
relacionando-os, por exemplo: Se considerarmos o conjunto 1 formado por todas
as partes do corpo únicas e o conjunto 2 formado pelas partes do corpo que têm duplas,
podemos dizer que (A contém V) ou (V está contido em A).
7- Conservação
É o ato de perceber que a quantidade não dependa da arrumação, forma ou
posição.
Exemplos:
· “Um copo largo e outro estreito, ambos com a mesma quantidade de agua.”
· “Uma roda grande e outra pequena, ambas formadas com a mesma quantidade
de crianças.”
· “Uma caixa com todas as faces retangulares, ora apoiada sobre a face menor,
oura sobre a outra face, conserva a quantidade de lados ou de cantos, as medidas
e, portanto seu perímetro, área e volume.”
Aplicação: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira uma ficha. O jogador lê o
número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex.: nariz, boca,
cabeça, etc) ou duplas (olhos, orelhas, braços, etc). Não pode repetir o que o outro já
disse. Caso não lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.
Atividade: O professor pode ampliar para atividades de conjuntos ou subconjuntos
relacionando-os, por exemplo: Se considerarmos o conjunto 1 formado por todas
as partes do corpo únicas e o conjunto 2 formado pelas partes do corpo que têm duplas,
podemos dizer que (A contém V) ou (V está contido em A).
7- Conservação
É o ato de perceber que a quantidade não dependa da arrumação, forma ou
posição.
Exemplos:
· “Um copo largo e outro estreito, ambos com a mesma quantidade de agua.”
· “Uma roda grande e outra pequena, ambas formadas com a mesma quantidade
de crianças.”
· “Uma caixa com todas as faces retangulares, ora apoiada sobre a face menor,
oura sobre a outra face, conserva a quantidade de lados ou de cantos, as medidas
e, portanto seu perímetro, área e volume.”
Atividade:
Reconhecimento de
conservação
Aplicação: A professora dará a cada aluno uma massa de modelar, e junto com a
professora eles vão fazer uma bola com a massa de modelar, depois farão uma minhoca
do material, então a professora perguntará “O que seria maior? A bolinha ou a
minhoca?”. Após a resposta dos alunos ocorrerá uma explicação de que na verdade é a mesma medida por ser o mesmo objeto
Bibliografia: LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. Autores Associados, 2008b.
Esperamos que tenham gostado da postagem de hoje e até a próxima pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário